share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Tiago 3.13-18

Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida (Tg 1.5).

A leitura de hoje mostra como identificar dois tipos de sabedoria. O primeiro tipo está ao alcance de qualquer pessoa. No entanto, apesar de possuir “traços” da verdadeira sabedoria, está distorcida pelo pecado, isto é, nossa natureza humana, que insiste em se manter independente de Deus. Por isso, ela é muito diferente da sabedoria “do alto”, aquela que vem do Senhor.

Este segundo tipo só está disponível a quem a pede a Deus, com fé (Tg 1.5-6) – quando temos um compromisso sério com o Senhor e estamos dispostos a contrariar nossas tendências pecaminosas. Pessoas que a possuem são capazes de conviver pacificamente mesmo com opiniões diferentes, evitam conflitos e, quando eles acontecem, não fazem “vista grossa” para seus erros, mas buscam restauração.

O cristão é alguém que deve ser marcado pela sabedoria pura, pois servir a Deus nem sempre significa fazer as coisas de acordo com a nossa preferência. Aliás, o que Deus prefere nem sempre é o que parece ser mais apropriado aos nossos olhos (1Co 1.27). Mesmo com boas intenções, insistir no nosso jeito de fazer as coisas pode trazer sérias consequências.

Com a verdadeira sabedoria, seremos capazes de reconhecer nossas limitações, ouvir outras pessoas e buscar a orientação de Deus.

Isso muitas vezes significa ir na direção contrária da natureza humana. Nossa tendência é fazer as coisas de forma egoísta, tentando nos convencer de que somos melhores do que outras pessoas.

E, em vez de alcançar algum tipo de realização pessoal, os resultados na verdade acabam se mostrando destrutivos. A boa notícia é que não precisamos ser dominados por esse tipo de sabedoria. Podemos pedir auxílio a Deus, que não recusará a ajuda que precisamos, mas o fará livremente e de boa vontade. – William Grinberg Stikan

Pense bem: que tipo de sabedoria você tem praticado?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.