share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 2.1-5

A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (Tg 3.17).

Paulo era um homem de fina educação e grande capacidade intelectual, mas na leitura bíblica de hoje deixa claro que fez questão de não usar suas habilidades humanas quando pregou em Corinto. Os habitantes dessa cidade valorizavam demais esse tipo de talento, e apoiavam-se nele até para falar sobre Deus. No entanto, a pregação do Evangelho requer a atuação poderosa do Espírito Santo, do contrário a fé corre o risco de apoiar-se somente em sabedoria humana. Por isso, Paulo falou apenas de “Jesus Cristo, e este, crucificado” quando esteve entre os gregos, que zombavam de Deus por não “conseguir” salvar-se de uma morte tão horrível. A ideia não era afastar os ouvintes, mas deixar claro que qualquer conversão seria obra única e exclusiva do poder de Deus.

Infelizmente, essa tendência humana continua viva. Muitas pessoas gostam de ouvir ou participar de debates que usam palavras e conceitos difíceis, para exibir um intelecto que na verdade não tem muito a ver com sabedoria divina. No entanto, Deus não quer que seus filhos derramem inteligência, mas que suas palavras e ações engrandeçam seu nome e seu infinito poder. O versículo em destaque descreve um tipo de sabedoria bem diferente. Ela não gira em torno de conhecimento, mas daquilo que edifica as pessoas: pureza, promoção da paz, amabilidade, compreensão, misericórdia… Sem amor, não será sabedoria. Apoiada apenas em seu próprio entendimento, será falsa. Quem traz sabedoria divina é o Espírito Santo, e, para tê-la, basta pedir: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar” (Tg 1.5,6). O conhecimento é bom e útil, mas para o filho de Deus essencial mesmo é ter o Espírito Santo para ser sábio. – Gabriel de Araújo de Almeida/Doris Körber

Sabedoria de verdade é submeter-se a Deus e usar as palavras dele em vez de exibir seu próprio conhecimento.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!