share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Colossenses 3.5-14

Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? … Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo (Gl 1.10).

O jurista e político Rui Barbosa afirmou certa vez: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Você já se sentiu assim? Infelizmente, há muitas práticas erradas por aí que são consideradas normais, como rebeldia, maledicência, malícia, ira, linguagem indecente, desonestidade, imoralidade e por aí vai… E pode ser muito difícil manter-se firme em suas convicções, principalmente quando isso envolve desagradar as pessoas com quem convivemos.

Quando alguém entrega sua vida a Deus e quer viver de acordo com os seus princípios, essa pessoa precisa abandonar os comportamentos errados de antes. É isso que o apóstolo Paulo chama de “despir o velho homem” (v. 9). Nesse processo, muitos podem até chamar esse indivíduo de bobo; contudo, esse é o preço a pagar caso realmente desejemos agradar a Deus. É preciso adotar as novas práticas que correspondem à vontade do Senhor para seus filhos: compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão, amor… Essa mudança não ocorre do dia para a noite. Às vezes, passamos a vida inteira lutando com algumas delas, mas Deus dará aos seus filhos os recursos que eles precisarem para romper com o passado e colocar em seu lugar a vontade de Deus.

O primeiro passo nessa caminhada é “revestir-se de amor, o elo perfeito” (v. 14). Isso se traduz em amar a Deus acima de tudo (Mc 12.30) e amar o próximo como a si mesmo (até mesmo inimigos!). Só isso já é uma enorme ruptura com o passado, já que, por natureza, o ser humano só ama de fato a si mesmo. Mesmo que lhe pareça impossível, o grande e inenarrável amor de Deus torna isso possível. – Luciana Gallinari

O que você ainda precisa abandonar para ter uma vida que realmente agrade a Deus?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!