share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 17.1 e 8

Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés dos caminhos que eles seguem (Pv 1.15).

Quem busca o enriquecimento a qualquer custo frequentemente segue um caminho que leva pessoas, empresas e lamentavelmente até países inteiros à desgraça, já que esse desejo traz consigo uma série de outros problemas muito desagradáveis, como conflitos, traições, roubos, violência – sem falar na corrupção, tão presente no Brasil, já há muito tempo. Anos atrás, dei uma palestra sobre finanças e comentei, a certa altura, que todos os políticos eram corruptos.

Ao terminar, fui abordado por um dos ouvintes, que era deputado federal, e recebi uma reprimenda pelo que falei. Ele afirmou que tinha muita gente honesta entre os políticos. Pedi desculpas, e a partir daí mudei um pouco a minha fala. Infelizmente, porém, continuamos com muitas dificuldades de achar um que se salve.

O livro de Provérbios traz muitos ensinamentos sobre conduta e ética, e eles se mostram úteis em qualquer área da vida. O texto da leitura bíblica de hoje, por exemplo, revela que é muito melhor viver com pouco e ter a nossa consciência em paz.

Quem pratica o mal para enriquecer na verdade zomba do pobre e despreza o Criador. Associa-se a outros maus, atraindo-os com suas mentiras, e só vê seus próprios interesses. Alguém assim usa o suborno como atalho para alcançar seus alvos e, na sua arrogância, alegra-se quando os alcança, sem se importar com as desgraças que ocorrem no caminho.

Como evitar, então, a luta pela riqueza mal adquirida e ter paz? Avalie o que você tem a perder. A riqueza material pode trazer confortos e benefícios, mas eles são passageiros. Já colocar essa riqueza acima do relacionamento com Deus lhe trará a pior pobreza possível: ficar eternamente longe do Senhor. Dá para entender então o apelo quase desesperado do versículo em destaque, não é? – José Donato Cavalheiro

“Se seu tesouro está na terra, você se separará dele; se está no céu, você se unirá a ele” (autor desconhecido).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.