share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 47.1-12

[O Senhor] fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças (Is 40.29).

Na era do stress, popularizou-se a expressão “jogar a toalha”. No boxe, o treinador ou um assistente faz literalmente isto sobre o ringue quando percebe que seu boxeador não tem mais condições de lutar: ele desiste. Não é o que somos tentados a fazer quando golpeados nas lutas da vida, sem forças para continuar?

Lendo o v. 9b do texto de hoje – “foram poucos e maus os anos de minha vida” (NAA) – não dá a impressão de que Jacó, um dos patriarcas do povo de Israel, transparece até certo desgosto? Sua trajetória não foi fácil, e muito do que sofreu foi devido ao seu próprio caráter. Enganou o pai fazendo-se passar por Esaú, seu irmão, tirando deste, ardilosamente, os privilégios concedidos ao primogênito. Para não ser morto, fugiu de casa e só 20 anos depois voltou a Canaã. Também foi enganado: seu sogro, Labão, foi trapaceiro, dando-lhe a filha errada no dia do seu casamento e explorando seu trabalho. Além disso, Jacó passou por dramas familiares, como o estupro de sua filha Diná; a traição de Rúben, seu primogênito, com Bila (concubina de Jacó); a morte da amada esposa Raquel e a perda repentina de José, seu filho favorito. O desaparecimento deste abateu-o tanto que ele desejou a própria morte (Gn 37.33-35). Reencontrou-o 22 anos depois. Será que um dia ele imaginou vê-lo como governador do Egito? Foi para lá que se mudou, já idoso. Ali escapou da fome que assolava Canaã e viveu mais 17 anos. Jacó viu Deus mudar sua história, e sua confiança nele foi renovada. Nota-se isto em suas palavras antes de morrer: “Deus … tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje” (Gn 48.15).

E a sua vida? Ele já a transformou, trazendo novo vigor? Se você também confia em Deus e vive anos difíceis, não “jogue a toalha”, achando que tudo acabou. Ele ainda pode ter grandes planos e maravilhas reservados para você! – Sérgio Vilmar Markus

A cada dia, Deus revigora seus filhos e os anima a continuar mesmo em meio a situações difíceis.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!