share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 8.16-17

Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca embaixo de uma cama (Lc 8.16a).

Na explicação da parábola do semeador, que vem logo antes da leitura bíblica de hoje, Jesus diz aos discípulos que eles receberam “o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus” (Lc 8.10). Os demais não tinham entendido – não porque a mensagem não estivesse clara, mas porque não queriam recebê-la. Ao falar da candeia, Jesus diz que “não há nada oculto que não venha a ser revelado”, mostrando que chegaria o momento em que a mensagem ficaria clara como a luz de uma candeia.

Aqueles que ouviram a parábola do semeador, contada anteriormente, poderiam muito bem perguntar a si mesmos: “Se muitos não irão dar ouvidos ao testemunho acerca das coisas de Deus, por que se dar ao trabalho de falar delas?”

Jesus usa, então, esta cena comum em qualquer casa em Israel para falar acerca da aparente ‘ocultação’ do Reino de Deus. O objeto em questão – a candeia – é uma lâmpada simples de barro, que usava óleo como combustível e não podia faltar em nenhum lar naquela época. Era colocada sobre um pedestal de metal ou de madeira, para fornecer luz para toda a casa, que normalmente tinha só um cômodo. Naturalmente, ninguém usava uma candeia em um quarto escuro cobrindo-a com algo ou colocando-a debaixo de uma cama. A lâmpada precisava ficar em um local apropriado. Se uma pessoa normal já não acende uma lâmpada com a intenção de então ocultar o seu brilho e manter a escuridão, quanto menos Deus, que é luz e só luz.

O reino que Deus proclama é um reinado real, que alcançará toda a criação. Ele não anuncia nada com o objetivo de manter isso escondido ou restrito a umas poucas pessoas. Tudo precisa se tornar amplamente conhecido e compreendido. E, assim como ninguém acende uma candeia para escondê-la, assim também ninguém que experimentou o amor de Deus consegue ficar sem contá-lo às pessoas ao seu redor. – Claiton André Kunz

Entender a mensagem de Deus e não passá-la adiante é como ter uma vela acesa, mas impedir que ela ilumine.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!