share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Samuel ;17.14-24; 27-29

Quando informaram a Davi que Aitofel era um dos conspiradores que apoiavam Absalão, Davi orou: “Ó SENHOR, transforma em loucura os conselhos de Aitofel” (2Sm 15.31).

O rei Davi passava por um dos momentos mais difíceis da sua vida. Seu próprio filho Absalão havia se levantado contra ele e, por meio de um golpe de estado, tornou-se o novo rei de Israel. Davi foi obrigado a fugir com seus amigos, colaboradores mais íntimos e o que sobrara do seu exército, bem como suas mulheres e filhos. Em meio a tudo isso, ele faz apenas a breve oração do versículo em destaque, talvez abalado porque Aitofel, antes seu amigo e conselheiro dos mais próximos, agora traiçoeiramente se colocara ao lado do usurpador do trono. Vejamos qual foi a resposta do Senhor.

Primeiro, Deus permitiu que, em vez do conselho inteligente de Aitofel, que seria decisivo para derrotar o rei deposto, Absalão e seus homens preferissem a recomendação ardilosa de Husai, um amigo fiel a Davi que tinha ficado na corte a pedido do próprio rei. Assim, Davi conseguiu atravessar o rio Jordão, colocando-se a salvo do outro lado. Segundo, Deus protegeu também Jônatas e Aimaás, espiões enviados para descobrir os planos de Absalão. Denunciados ao exército rebelde, eles encontraram uma casa cuja moradora concordou em escondê-los até que conseguissem levar em segurança as notícias necessárias a Davi. Terceiro, o Senhor providenciou para que alguns aliados do rei levassem provisões em quantidade suficiente para seu exército, preparando-os assim para a batalha pela retomada do poder.

É interessante que, com tantas dificuldades, o texto registre apenas essa breve oração de Davi. Não acontece assim conosco também? As dificuldades às vezes parecem tão grandes que não sabemos nem por onde começar a pedir ajuda. Mas Deus ouve não apenas o que seus filhos lhe pedem, mas também o que nem conseguem expressar. Por isso, vale a pena orar. Definitivamente Deus responde nossas orações! – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Para orar, não precisamos de palavras bonitas, mas de humildade e sinceridade. É isso que Deus ouve!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!