share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Números 14.11-20

Somos embaixadores de Cristo (2Co 5.20a).

Israel, mais uma vez, desagradara ao Senhor e provocara sua ira. O povo não acreditou que venceria os cananeus e não quis conquistar a terra conforme Deus ordenara, ou seja, não confiou nele e se rebelou. Desta vez, a ofensa foi tão grande que Deus disse que iria destruir Israel e começar um novo povo a partir de Moisés. Este poderia ter concordado e até se envaidecido com a proposta, mas lembrou de algo muito mais importante: como ficaria a “reputação” divina diante dos outros povos? Certamente desprezariam o Senhor: para os pagãos, ele seria um deus fraco, menor e que não tinha a mínima noção de planejamento! Ainda que Deus tivesse todos os motivos para exterminar Israel, Moisés pediu que ele perdoasse, mais uma vez, seu povo. O Senhor atendeu seu pedido, mas, como a afronta era grave, nenhum daqueles que a cometeram entraria na terra prometida – o que, aliás, eles nem queriam. Deus é justo!

E nós, estamos preocupados com a reputação divina? Se cremos em Jesus, carregamos uma qualidade cujo valor é imensurável: somos cristãos – “pequenos cristos”, discípulos do Filho de Deus. É uma honra, um privilégio. Mas será que honramos este nome com nossas atitudes, palavras e pensamentos? Quem convive conosco consegue enxergar a grandeza de Deus por meio de nossa vida e o caráter de Cristo moldado num ser humano comum? Tem vontade de conhecer Jesus e viver com ele também?

Às vezes nós que somos cristãos esquecemos a responsabilidade que acompanha esse nome. Somos embaixadores de Cristo, seus representantes na terra. É por meio de nós que as outras pessoas “verão” Jesus – e, dependendo do que virem, vão querer ou não saber mais acerca dele. Se dissermos que somos cristãos, nossa vida deve honrar o nome do Senhor a quem afirmamos servir. Que ele seja glorificado por meio de cada um de seus filhos, de sua igreja espalhada pelo mundo, e que muitos possam crer ao “ver Jesus” em seus discípulos! – Vanessa Weiler Ribas

Se digo que sou cristão, preciso viver como Cristo viveu.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.