share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Deuteronômio 29.1-3;9-15

Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna (Jd 21).

Alguns casais optam por renovar os votos que fizeram na cerimônia de seu casamento quando completam certo tempo juntos ou após uma grande crise. Muitos até trocam a aliança que usavam por outra mais brilhante, pois o tempo desgastou tanto o anel como o relacionamento.

O texto de hoje também fala de uma renovação de aliança, esta entre Deus e Israel. O pacto de amor e lealdade fora estabelecido poucos meses após a saída do Egito; agora uma nova geração teria a missão de conquistar Canaã e por isso deveria confirmá-lo ou não.

As leis foram repetidas e o compromisso, renovado: continuariam sendo o povo de Deus, governado por ele e sob sua proteção, com a responsabilidade de consagração total e obediência. A renovação ocorreu sempre que necessário: cercados de falsos deuses, os israelitas precisavam com certa frequência declarar solenemente que era ao Senhor que desejavam servir.

E a aliança do cristão com Deus, que acontece quando alguém entrega sua vida a ele e submete-se ao seu governo com fé e obediência, precisa ser renovada? Não há na Bíblia uma ordem a respeito, assim como não existe lei que obrigue um casal a renovar os votos feitos no passado. Nem a vida cristã nem o casamento possuem uma data de validade que possa expirar!

Mas, mesmo que Deus não exija, muitas vezes seus filhos sentem a necessidade de se comprometer novamente com ele. Com o passar dos anos, escolheram caminhos diferentes daqueles traçados pela vontade divina ou se distraíram com os atrativos oferecidos pelo mundo e encontram-se longe de Deus e de seus propósitos.

Não foi Deus quem se distanciou: eles é que pararam de seguir os passos do Mestre. Agora, querem voltar a Deus e reorientar sua vida. Não é preciso uma cerimônia ou uma declaração solene: apenas uma oração, que vai resultar em mudança de atitude, gratidão e obediência. – Vanessa Weiler Ribas

Não hesite em renovar seu compromisso com Deus sempre que desejar: ele nunca vai rejeitar você!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.