share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Esdras 7.8-10

Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a minha esperança (Sl 119.81).

Jeremias tinha profetizado que depois do exílio o povo de Israel retornaria à Terra Prometida, e Deus fez com que isso acontecesse. Isaías anunciou, com aproximadamente 150 anos de antecedência, que Ciro seria o enviado do Senhor que permitiria que os israelitas voltassem para a Palestina, e mais uma vez essa promessa se cumpriu de modo pleno. Podemos crer na palavra do Senhor, pois “Deus não é homem para que minta… Acaso promete, e deixa de cumprir?” (Nm 23.19).

No entanto, às vezes a realidade no dia a dia é bem diferente, não é? Você vê a ação de Deus na sua vida? Ou parece que não há progresso, e você está sempre lutando com as mesmas dificuldades, os mesmos vícios, os mesmos pecados? Talvez você sonhe com uma nova vida, como os judeus no exílio. Ficaram felizes em voltar para Jerusalém, mas Esdras sabia que a verdadeira renovação do povo só viria pela obediência a Deus. Por isso, empenhou-se na reconstrução espiritual da comunidade judaica. Sob sua liderança, o estudo e a obediência à vontade do Senhor voltaram a ter valor.

Para o nosso bem, a palavra de Deus precisa ocupar um lugar central em nossas vidas. Esdras sabia disso e não reteve esse conhecimento para si, mas passou o valor do estudo e do ensino da palavra a todo o povo. Quando não há leitura, instrução e prática da palavra de Deus, os valores humanos se corrompem e desaparecem. Por isso, a renovação de vida que tanto almejamos só vem quando estudamos e aplicamos a palavra de Deus, registrada na Bíblia, à nossa vida, de forma regular e consistente. Isso levará a um avivamento pessoal, que com o tempo certamente alcançará todos quantos quiserem ter uma vida de profundidade com Deus. Esse é um projeto de vida que a boa mão do Senhor com certeza abençoará! – Itamir Neves de Souza

Quem se satisfaz com a palavra de Deus é como uma árvore sempre verde e frutífera! (cf. Sl 1.2-3)


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!