share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Deuteronômio 29.1-15

Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem (Dt 29.9).

Deus estabeleceu um pacto com Israel no deserto do Sinai, por intermédio de Moisés. Passaram-se cerca de quarenta anos, e a maioria daquelas pessoas morreu no deserto. Então, a nova geração foi convocada para a renovação da aliança com Deus. Primeiramente, Moisés fez lembrar ao povo as grandes maravilhas que ocorreram em seu meio pela intervenção de Deus. Mencionou o sustento e suprimento divinos durante toda a longa peregrinação e também as vitórias e conquistas concedidas pelo Senhor quando enfrentaram outras nações. Por fim, encorajou o povo a que fosse fiel aos termos prometidos diante de Deus.

Depois de entrarem em Canaã, pela liderança de Josué, sucessor de Moisés, os filhos de Israel tomaram posse da terra e se estabeleceram ali. Após certo tempo, Josué também lhes deu a oportunidade de renovar sua aliança com Deus, dizendo: “Agora temam o SENHOR e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao SENHOR” (Js 24.14). Diante disso, o povo respondeu: “Longe de nós abandonar o SENHOR para servir outros deuses!” (Js 24.16). Durante a história de Israel, quando o povo deixava de cumprir o que fora estabelecido pelo Senhor, passava por períodos de declínio espiritual. Se ocorria o arrependimento, renovava sua aliança com Deus e então a nação tinha paz e prosperidade, enquanto permanecesse fiel ao Senhor.

De modo semelhante, o cristão também faz uma aliança com Deus ao entregar a vida a ele. Durante sua trajetória, porém, desobedece ou esquece do que foi acordado lá no passado. Assim sendo, também precisa, de vez em quando, renovar seu compromisso em servir ao Senhor com mais seriedade, firmeza e fidelidade. Qual é a sua situação? – Mário Miki

Na vida com Deus não há burocracia: para renovar a aliança com ele, basta uma simples oração!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!