share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Eclesiastes 4.9-12

Onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles (Mt 18.20).

Em toda a sua palavra, Deus mostra que é bom estar com alguém: Adão precisava de uma companheira; Noé foi para a arca com sua família; Moisés teve o apoio de seu irmão e depois também de Josué; a amizade de Jônatas fortaleceu Davi durante o tempo em que precisou fugir para não ser morto pelo rei… Deus nos criou para viver em relacionamentos! É como numa fogueira: quando se junta vários pedaços de lenha, o fogo arde com força e dura bastante tempo. Mas se tirarmos um galho, a chama não demora a apagar, deixando para trás apenas madeira queimada, sem qualquer calor.

A leitura bíblica de hoje dá alguns exemplos de como é importante ter apoio de alguém. Se isso já vale no dia a dia, p.ex. no trabalho, nas dificuldades, na proteção, fica ainda mais visível quando os cristãos se unem para orar e estudar a Palavra: Deus está junto deles. O exemplo da primeira igreja (At 2.42-47) mostra que os discípulos de Jesus entenderam bem esse ensino e continuavam unidos, não só para os cultos, mas também na vida diária. Compartilhavam suas refeições e até seus bens, para que ninguém tivesse falta de nada. Como resultado, conquistavam a simpatia do povo também para a mensagem que tinham a anunciar, e a igreja cresceu muito.

Atualmente, muitas pessoas pensam que conseguem ter um bom relacionamento com Deus mesmo sem se unir a outros cristãos. Mas Jesus criou a igreja por um bom motivo: se nem ele, que era Deus, andou sozinho, mas escolheu doze homens para o acompanharem e aprender com ele, também nós precisamos desses relacionamentos. Integrar uma comunidade cristã é essencial, e só quem participa ou participou de um grupo desses sabe avaliar a experiência de estar em um lugar onde o “uns com os outros” revela o amor na prática, onde todos se apoiam mutuamente. – José Donato Cavalheiro e Doris Korber

Um cristão isolado é como um galho que quer alimentar a fogueira sozinho.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.