share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: 1 Samuel 8.1-9

Aos que o receberam, aos que creram em seu nome, [aquele que é a Palavra – Jesus] deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (Jo 1.12).

Uma das principais características do povo de Israel no Antigo Testamento era ser guiado por Deus em toda e qualquer situação. O Senhor nunca abandonou seu povo, apesar de este em muitos momentos merecer isso. Mesmo assim, o povo não se deu por satisfeito. Olhando para as nações vizinhas, cresceu o desejo de ter seu próprio rei.

Quais eram as expectativas com isso? Queriam segurança em face das ameaças dos inimigos; ansiavam por ver alguém forte liderando-os nos momentos de dúvida, para lhes dar coragem frente ao medo. Tudo isso os levou a tomar uma atitude: pediram um rei. O que estavam dizendo com isso é que não queriam mais um Deus invisível guiando seus passos. Eles mesmos tomariam as rédeas de sua história. Seriam protagonistas de seu futuro, e Deus, talvez um coadjuvante. A sequência da história mostra os infindáveis problemas que essa escolha gerou, no curto, médio e longo prazo.

Muitos séculos mais tarde, Deus enviou um último rei ao seu povo. As pessoas continuavam ansiando por alguém poderoso, que os livrasse das amarras de um governo tirano. Por isso, Jesus, o próprio Filho de Deus, não foi reconhecido como rei – seu objetivo era outro. Ele veio para o seu povo, mas este não o reconheceu. A expectativa continuava desajustada. No entanto, houve quem o recebesse da forma correta, obtendo um resultado muito superior ao esperado: em vez da independência política, foram libertados do poder da morte, e isso para sempre. Este Rei sabe que nossas inseguranças, medos e dúvidas continuam ali, assim como o impulso de resolver as coisas por conta própria. Com compaixão, ele nos convida a levar-lhe tudo isso, ajudando-nos a ajustar nossas expectativas, a fim de que possa atendê-las da melhor forma para nós. Isso faz dele o Rei acima de todos os reis, o único que realmente merece nossa devoção. – Alison Diogo Heinz

Jesus é o Rei dos reis!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.