share on:
Img_IconeBaixar_680px

31 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Gálatas 1.6-10

Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus (Jr 26.13a).

Ano passado decidi fazer uma reforma em meu apartamento. Após dois meses, o trabalho acabou e tudo ficou melhor do que era antes. Enquanto ia vendo o desenrolar da obra, fui-me dando conta do quanto eu mesmo estava envelhecido por conceitos antigos e perfeccionismos paralisantes. Descobri que sou bom em notar pequenas falhas na cobertura do verniz sobre a porta, mas não sou tão bom em perceber logo as áreas da minha vida que precisam ser renovadas.

A Reforma Protestante do século 16 foi resultado da percepção de erros que havia na igreja e que a afastava do verdadeiro evangelho de Cristo. Apesar de até os dias de hoje os princípios deste movimento ainda nortearem as igrejas que dela se originaram, seria desonrá-lo não nos valermos dos mesmos sentimentos que estavam presentes nos primeiros reformadores: enxergar os erros e defeitos existentes e corrigi-los. Outro dia vi um ímã de geladeira com uma frase satírica dizendo: “Menos pastor, mais amor”. Será que isso não oferece uma radiografia do cristianismo dos nossos dias (inclusive o meu) e a necessidade urgente de derrubar paredes mofadas, arrancar estruturas apodrecidas e denunciar onde há infiltração e mau cheiro? Hoje a sociedade olha para muitos cristãos com desconfiança. Carecemos de reformas. Mas isso demanda autocrítica, autopercepção, autoavaliação, honestidade e coragem. Reformar constantemente era a intenção original de Lutero, Calvino e cia., pois sabiam que a maldade e acomodação humanas iriam requerer novos ajustes ao longo das eras. Talvez você possa começar a olhar para sua própria vida neste dia da Reforma Protestante e perguntar-se: o que é preciso mudar em mim para que eu esteja mais próximo do que realmente importa para Deus? Reformar é necessário. Somente a Deus seja a glória! – Wanderley de Mattos Júnior

Mesmo que a reforma pareça infindável, lembre-se: Deus prometeu completar a sua obra em seus filhos!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.