share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Neemias 2.10-20

Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nessa situação humilhante (Ne 2.17b).

Neemias era copeiro do rei persa Artaxerxes, mas tinha um grande apreço por Jerusalém, onde viveram os seus antepassados. Ficou sabendo que a cidade estava em ruínas, com seus muros caídos, e que o povo sofria. Então, ele falou com o rei, que deu a permissão e as condições necessárias para que Neemias fosse até lá para liderar a reconstrução.

No texto de hoje, lemos que ele fez uma vistoria noturna nos muros e portas da cidade, para avaliar bem a situa­ção em que se encontravam. Depois, incentivou os líderes judeus a começar a obra, levando em conta tudo o que Deus tinha feito por ele até ali. Logo, porém, apareceram os opositores, que foram lá só para desencorajar os trabalhadores. Mesmo assim, o muro foi reerguido em apenas 52 dias!

Muitas igrejas também passam por grandes crises e necessitam de uma reconstrução, um recomeço. Não estou me referindo ao templo e sim a um grupo de cristãos que precise de um novo ânimo para continuar servindo a Deus. Você já vivenciou algo assim? As pessoas se entusiasmam, mas então aparecem aqueles que dizem: “Essa igreja não tem mais jeito! É bom desistirem antes que fiquem esgotados!” e por aí vai. Numa situa­ção dessas, os líderes devem ter a mesma atitude de Neemias diante de seus opositores: confiar em Deus (v.20), lembrando que é ele que edifica a sua igreja e impede que o mal a destrua (veja Mt 16.18).

Por fim, todos os cristãos podem sempre recordar a exortação do apóstolo Paulo, em especial quando há oposição ao seu serviço a Deus: “Mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (1Co 15.58). É a certeza de fazer o que o Senhor deseja que permite que seus filhos enfrentem qualquer desafio! – Mário Miki

Deus é especialista em reconstruções – principalmente de vidas.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.