share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: 1 Samuel 19.1-12

Houve guerra outra vez, e Davi foi lutar contra os filisteus. Ele lhes impôs uma grande derrota, e eles fugiram dele (1Sm 19.8).

O relacionamento de Saul com Davi era cheio de altos e baixos: ora o perseguia, ora o aceitava em casa como filho. Mas, em meio a tudo isso, Davi ainda tinha tempo e coragem para guerrear contra os inimigos de seu povo. Isso mostra o quanto ele confiava em Deus e na promessa que tinha recebido dele – de que um dia seria o rei de Israel. Essa confiança lhe permitiu ver uma grande diversidade de estratégias usadas pelo Senhor para defender o seu escolhido!

O capítulo da leitura bíblica de hoje dá uma boa amostra. Inicialmente, Deus usa a amizade de Jônatas, o filho de Saul, para salvar Davi. Depois, permite que uma artimanha da filha de Saul, Mical, que a essa altura era esposa de Davi, possibilitasse a fuga do marido. Mais adiante, o próprio Espírito de Deus entra em ação para confundir os perseguidores do rapaz, incluindo o próprio rei: um após o outro, os mensageiros de Saul entram em transe.

Este capítulo é bem sugestivo para nossos tempos, quando nos parece estarmos vivendo dias igualmente confusos. A linha que separa o bem e o mal parece cada vez mais borrada. O cristão sofre ataques os mais diversos, variando de uma sutil pressão cultural para conformar-se ao seu entorno à perseguição aberta, institucionalizada e violenta. É fácil sentir-se tentado a se esconder em algum canto para evitar problemas. Mas o exemplo de Davi aponta para outro caminho: ele continuou a fazer o que Deus esperava dele, mantendo-se firme na defesa do seu povo (versículo em destaque). Os recursos do Senhor para executar seus planos são tão variados que ele jamais ficará de mãos atadas. Assim, por mais difícil que seja a situação, é possível continuar firme no trabalho que Deus espera de cada um, deixando nas suas mãos a defesa de seus filhos. – Manoel de Jesus The

Quem trabalha para Deus não precisa se preocupar com nada, pois está sob os cuidados do Senhor.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.