share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Números 14.1-10

Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejamos rebeldes contra o SENHOR (Nm 14.8-9a).

A realidade da escravidão não é tão familiar entre nós, pelo menos para a maioria dos brasileiros. Embora ainda exista, nós a conhecemos mais a partir dos livros de História. Contudo, sabemos que um escravo tem sua liberdade privada. Como um animal, ele se torna propriedade de outra pessoa e, na maioria das vezes, trabalha em condições bem severas e até desumanas.

O povo de Israel vivia em escravidão no Egito. Eles foram reduzidos a mão de obra forçada, sem liberdade e recebendo açoites quando não alcançavam as metas estipuladas. Mas Deus os libertou da realidade degradante que viviam, fazendo com que saíssem de lá e rumassem em direção a um país que seria seu, onde seriam donos das suas próprias terras e poderiam usufruir do fruto do seu trabalho. Mas nessa caminhada, já às portas da terra prometida, encontraram alguns obstáculos, que seriam vencidos com a ajuda de Deus. Contudo, em vez de prosseguir confiantes, com os olhos fixos na promessa do Senhor, começaram a reclamar. Os protestos foram tantos que queriam até escolher um novo líder e voltar ao Egito, à terra da escravidão.

Durante a nossa vida aqui neste mundo, encontramos muitas dificuldades. Jesus mesmo alertou seus discípulos para essa realidade. Mas ele também disse que deveriam ter bom ânimo, porque ele já tinha vencido o mundo. Quem fixa os olhos em Cristo avança com alegria, mesmo em meio às dificuldades, pois tem certeza da sua companhia até diante dos maiores obstáculos. Contudo, também é possível focar a atenção apenas nas dificuldades e esquecer-se de Deus, e nesse caso não resta nada a fazer além do que os israelitas fizeram: queixar-se. No entanto, isso somente trará mais dificuldades e dissabores para a vida. Por isso, não reclame, mas caminhe confiando no Senhor. – Marcos Passig

Mesmo nas dificuldades, o cristão tem mais motivos para confiar em Deus do que para reclamar dele.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!