share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Números 11.1-15

Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me (Sl 50.23a).

Você já se queixou de algo? Pro­vavelmente sim, pois quem é que nunca ficou insatisfeito com alguma situação, não é? Não foi diferente com o povo de Israel.

Com sinais e prodígios, Deus tinha libertado os israelitas da escravidão no Egito. Durante a fuga do povo, abriu-lhe o mar Vermelho de forma milagrosa, para que escapassem dos egípcios que queriam recapturá-los.

Quando faltou água, providenciou fontes. Quando acabou a comida, enviou o maná, que chegava diariamente, sem jamais faltar. Quando foram atacados por um povo hostil, ajudou-os a derrotarem o inimigo, embora não tivessem nenhuma experiência militar. Mas bastava um contratempo qualquer para que voltassem a reclamar. Na leitura de hoje, chegam ao cúmulo de alegar “saudades” do Egito porque lá a comida seria melhor. Essas queixas não passavam (e – no nosso caso – não passam) de sintomas de rebelião contra Deus. Cansado, até Moisés caiu na armadilha de lamentar-se, achando a sua responsabilidade pesada demais.

No entanto, a Palavra de Deus traz um alerta muito sério contra essa postura de insatisfação quando o apóstolo Paulo orienta os coríntios: “Não se queixem, como alguns deles [isto é, alguns israelitas] se queixaram – e foram mortos pelo anjo destruidor” (1Co 10.10). Em outra carta, recomenda: “Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo” (Fp 2.14,15). Em meio ao descontentamento generalizado, não reclamar já faz com que o filho de Deus se destaque positivamente. E isso valerá ainda mais para aquele que conseguir seguir também o princípio apresentado pelo versículo em destaque: em vez de queixas, gratidão – mesmo quando isso lhe custar esforço pessoal. Que desafio! – Mário Miki

O filho de Deus demonstra sua fé quando aprende a ser grato a despeito das dificuldades.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!