share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Romanos 14.14-22

Livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência (1Pe 2.1).

O texto de hoje fala de controvérsias sobre a comida e explica que não devemos permitir que diferenças de pensamento causem separações entre pessoas. Quanto ao que depender de nós, façamos o possível para viver bem com todos (v.19). Outro exemplo de cuidado que devemos ter é com nosso jeito de reagir às críticas. Geralmente temos dificuldade de ouvir alguém falando a respeito de nosso trabalho ou de algo que fizemos.

Em uma palestra do Rev. Ronaldo Lidório, aprendi três atitudes sugeridas por ele em relação à crítica:

1. Não jogá-la fora. Mesmo que seja motivada por más intenções, ela pode conter alguma verdade sobre nós. Por isso, é preciso orar e refletir sobre o que foi dito. Se ela fizer sentido, busque sincero quebrantamento e perdão.

2. Não dormir com a crítica. Ela gera uma ansiedade crônica: é o último pensamento ao dormir e o primeiro ao acordar. Se ela não tem a ver com você, não se deixe intimidar e descanse no Senhor. Ele vai lhe dar paz.

3. Não se tornar um crítico. Apontar constantemente o erro dos outros é resultado de orgulho e, como qualquer outra atitude que desagrada a Deus, pode se tornar um nocivo hábito de vida. Segundo Lidório, as pessoas mais críticas que ele conhece foram abundantemente criticadas na infância ou mesmo na fase adulta. Desta forma, uma das piores consequências da crítica não é abater o espírito, mas formar novos críticos. Ele encerra dizendo que sobretudo precisamos lembrar-nos que Deus permite a crítica para nos tratar, confrontar e abençoar (ou seja, promover nosso crescimento). Nossos relacionamentos devem ser baseados naquilo que Deus ensina em sua Palavra. Que possamos aprender com as críticas e, por meio do domínio próprio, amar até mesmo aqueles que nos maldizem. – Hebert dos Santos Gonçalves

A crítica só é útil quando leva ao crescimento do outro e não prejudicar nenhum relacionamento.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.