share on:
Img_IconeBaixar_680px

31 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 13.1-13

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade (1Co 13.6).

O radicalismo tem se evidenciado de forma frequente no mundo. Algumas pessoas amarguradas com a vida ou que defendem ideias extremas praticam atos de violência, às vezes com impressionante maldade. Isso lembra o que lemos em 1 João 5.19b: “O mundo todo está sob o poder do Maligno”. Quase que diariamente vemos nos noticiários episódios assim, em que indivíduos isolados ou em grupos executam “justiça com as próprias mãos”, utilizando as formas mais impensáveis e brutais. Agem contra pais, filhos e tudo que lhes desagrada. Muitos que não creem em Jesus estão se tornando “deuses” que julgam e punem de acordo com a sua vontade. Alguns até se consideram religiosos, mas não procedem da forma que a Bíblia ensina e são radicais em relação aos que não seguem os seus postulados.

Lemos no texto de hoje sobre a excelência do amor. Ele está longe de ser praticado não só pelos extremados, mas por todos os que se preocupam mais com a sua própria vida do que com os outros. O mundo carece de um amor real e prático que se sobreponha a todo tipo de atitude de ódio!

Sem dúvida houve uma corrupção de valores entre os homens, afetando as relações pessoais e coletivas. Ficaram de lado os ensinos sobre a compaixão, a paciência e a tolerância e abandonou-se a humildade de olhar para o próximo com o amor que tudo suporta. Em Mt 5.38-39, Jesus afirmou que devemos resistir ao perverso em vez de praticar a justiça do “olho por olho e dente por dente”. Muitas vezes esquecemos o princípio de dar a outra face quando agredidos. O mundo não mudará se os valores bíblicos não forem praticados e se a mensagem cristã não for repassada para os homens: “Como invocarão aquele em quem não creram? Como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue”? (Rm 10.14). Proclamar o evangelho é praticar o amor ao próximo! – José Donato Cavalheiro

Mostrar Jesus, seu amor e seus ensinos ao mundo é a melhor maneira de combater o radicalismo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!