share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Março de 2020

Leitura Bíblica: 2 Samuel 24.1-25

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento … Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados (Hb 12.11).

O evento da leitura bíblica está registrado também em 1 Crônicas 21.1-27, que parece contradizê-lo: lá, afirma-se que “Satanás levou Davi” a fazer o recenseamento, enquanto 2 Samuel diz que o próprio Senhor incitou o rei. Afinal, o que aconteceu? Como entender essa divergência?

Davi queria saber quantos soldados tinha, mas isso revelou falta de fé, pois já tinha passado por experiências maravilhosas de libertação e vitória concedidas por Deus. O Senhor não é contra prevenção ou planejamento, mas espera que seus filhos o honrem, dependendo dele. Talvez a fé de Davi estivesse em crise, mas certamente Deus viu também orgulho ou vaidade. Assim, pode-se dizer que Deus apenas permitiu que o rei fizesse o que já decidira realizar. Considerando então 1Cr, conclui-se que Deus usou Satanás como instrumento para disciplinar tanto Davi (pela falta de fé) como o povo, que insistia em imitar seus vizinhos idólatras.

Parece duro? Sim, mas, assim como pais às vezes castigam os filhos para que eles aprendam algo essencial, também Deus disciplina aqueles a quem ama para que cresçam na vida cristã. Esta é a enorme diferença entre Deus e o diabo: Deus disciplina para produzir crescimento; Satanás quer apenas destruir. E o Senhor pode usar o inimigo em seus planos porque é Soberano absoluto sobre tudo. O diabo jamais pode levar alguém a fazer algo sem permissão divina, nem conseguirá levar seus ataques além dos limites estabelecidos pelo Senhor. Para Davi e Israel, a lição foi dura, mas o rei mostra que entendeu: opta por se submeter ao castigo determinado por Deus, cuja misericórdia é muito grande!

Em resumo: quando nos colocamos nas mãos de Deus, ele usa o meio que for necessário para nos disciplinar, mas o que ele faz será sempre marcado por sua misericórdia! – Itamir Neves de Souza

A soberania de Deus seria assustadora… se seu amor não fosse infinito!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!