share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 16.13-17

... creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome (Jo 20.31b).

O ministério terreno de Jesus chegava ao fim. Não demoraria mais muito, e ele morreria na cruz. Após anos de ensino, quem era ele aos olhos humanos? O povo admirava-o, mas o reconhecia apenas como um grande homem de Deus, confundindo-o com algum profeta. Muito pior era o conceito da maioria dos líderes religiosos. Consideravam-no um impostor blasfemo, que se achava Deus e, portanto, deveria morrer.

Mas o que pensavam seus discípulos, que o acompanharam, observando seu caráter, ouvindo seus ensinos e vendo seus milagres? A resposta deles, dada por Pedro, agradou-lhe: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16). Para Jesus, esta convicção não vinha da inteligência humana, mas de Deus (v.17b). O apóstolo João, presente naquela ocasião, escreveria mais tarde que são os nascidos de Deus que creem que Jesus é o Cristo (1Jo 5.1a).

O título grego “Cristo”, equivalente ao hebraico “Messias”, significa “ungido” e refere-se ao salvador da humanidade prometido por Deus desde a queda do homem (Gn 3.15). Ele viria para salvar a humanidade do pecado (a rejeição a Deus) e seus efeitos trágicos, como a escravidão espiritual, o sofrimento, a morte e a separação eterna de Deus. Para seus discípulos, Jesus de Nazaré era este Cristo prometido, único.

Ele não era apenas mais um profeta chamado por Deus para levar sua mensagem aos homens, mas o próprio Filho do Deus vivo, que desceu do céu, encarnou e nasceu como homem. Por isso, é também o Filho do homem, identificando-se conosco.

Sendo ao mesmo tempo divino e humano, somente ele, que nunca pecou, podia ser o mediador entre Deus e os homens. Pois, com sua morte em nosso lugar, ele satisfaz tanto a nossa necessidade de redenção quanto também as exigências da justiça de Deus. Jesus fez isto por amor a mim e a você. Quem é ele para você? – Sérgio Vilmar Markus

Grandes homens da História não mudam nossa vida, mas Cristo, o Filho do Deus vivo, nos dá a vida eterna.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!