share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 6.6-11

Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus! (Jr 48.10a, ntlh).

Dentre os vários assuntos abordados em todo o livro de Provérbios, no texto básico para esta meditação o tema é a preguiça. Imagino que você já tenha passado por uma situação assim: depois de um feriado prolongado, vem aquela sensação de moleza, uma falta de vontade de se esforçar, um desânimo. Parece que leva algum tempo até engrenar de novo naquilo que se estava fazendo antes de interromper a rotina. E depois de um período de férias, então? Nem me fale!

No entanto, toda essa sensação de indolência não pode nos deixar à mercê da falta de vontade e do abatimento; é preciso reagir conscientemente para não ser vencido por ela. Por isso, o sábio autor de Provérbios incentiva os seus leitores a considerarem as ações das formigas, que são esforçadas, aproveitando o tempo da colheita para armazenar mantimentos para o período de inverno e da escassez. Portanto, nada de ficar dormindo ou tirando um cochilo, nem mesmo ficar de braços cruzados. A preguiça crônica traz como conse­quência a pobreza e a necessidade!

Se a preguiça no dia a dia prejudica a nós mesmos e às nossas famílias, muito mais séria ainda é a situação do cristão em relação ao trabalho para Deus. A palavra de Jeremias no verso destacado é duríssima, e não se aplica apenas a pastores ou missionários. Na carta aos Colossenses, Paulo diz: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Cl 3.23). Ou seja, tudo o que o cristão faz deveria ser entendido como serviço para Deus. Obviamente podemos e devemos descansar, pois também isso é ordem de Deus, mas preguiça não é descanso. Diante disso, não podemos, de maneira nenhuma, ceder à indolência ou desleixo. A obra de Deus é importante demais, e o amor ao Senhor nos traz alegria em servi-lo. – Mário Miki

O cristão cumpre suas tarefas sempre com dedicação e afinco, pois é para o Senhor que o faz.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.