share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 10.12-18

Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo (Gl 6.14).

Algumas pessoas estavam acusando Paulo de ser covarde: nas cartas, era duro e falava de forma incisiva, mas quando os visitava, se mostrava fraco e sem eloquência (v.10). Com estas acusações, tentavam pôr em dúvida seu ministério apostólico. Consideravam-se superiores. Paulo, no entanto, responde que nem iria tentar se comparar a eles. Seu interesse estava em cumprir o chamado de Deus para sua vida. Essa seria a sua glória: receber sua aprovação diretamente do Senhor (v.18). Quem mede a si mesmo e busca glória própria, como faziam esses opositores do apóstolo, é, na verdade, uma pessoa sem entendimento. Pensa que é importante, mas na verdade é ignorante. Nas palavras de Simon Kistemaker, autor de um comentário sobre a segunda carta aos coríntios, “esses críticos não são guiados por nenhum padrão objetivo; seu gloriar-se é centrado em si. Mas Paulo emprega o padrão que Deus lhe deu em sua revelação divina: gloriar-se apenas no Senhor”.

Jeremias 9.24a diz: “Quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor”. Nossa glória está em conhecer a Deus e viver segundo a sua vontade – o que é exatamente o contrário da realidade que encontramos hoje. Existe uma busca incessante por reconhecimento. Muitos querem, mesmo que às vezes sem perceber, uma oportunidade para aparecer, serem vistos, curtidos, seguidos, lembrados, louvados. Tenhamos cuidado com esta ilusão do tapete vermelho. Cuidado com os discursos nos quais tentamos demostrar o quanto somos bons. Provérbios 27.2 recomenda: “Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios”. Que nossa busca principal seja a aprovação do Senhor, em vez de tentar satisfazer a nós mesmos ou a outras pessoas. – Hebert Gonçalves dos Santos

Um elogio do Senhor vale muito mais do que qualquer glória humana.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.