share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Josué 3.1-17

Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês” (Js 3.5).

Enchentes, inundações, vendavais, secas, tornados, ondas gigantescas e outras manifestações da natureza muitas vezes assustam as pessoas com seu impacto inesperado. Mas, ao mesmo tempo, esses eventos mostram muito do poder do Criador, que continua no controle da natureza.

A história da passagem pelo rio Jordão, relatada na leitura bíblica de hoje, é um desses casos em que Deus intervém na criação para ajudar seu povo. Depois de passar décadas no deserto, chegara a hora de Israel entrar no território que Deus prometera a eles, mas… havia um rio transbordante no caminho. Era justamente época de cheia, um momento péssimo para tentar atravessar. Então o Senhor age, providenciando uma solução surpreendente e maravilhosa, para fortalecer a fé de seu povo! Veja o v. 16: “A correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância… e as águas que desciam para o mar da Arabá, o mar Salgado, escoaram totalmente…” Imagine se você pudesse viver aquele momento, passando com os pés secos pelo leito de um rio, cujas águas tinham parado de correr só para você passar! Impressionante, não é?

Naquele momento, Deus estava cumprindo sua promessa de dar uma terra para Israel morar. Mas o povo também tinha suas tarefas a cumprir. Primeiramente, deveriam se santificar na véspera, como preparação para participar desta grande maravilha! Só quem está em paz com Deus é capaz de ver a sua ação, pois nosso pecado (aquilo que desagrada ao Senhor) nos cega e causa dúvidas. Em segundo lugar, o povo precisava ter coragem e fé para andar! Se ficasse com medo, não atravessaria. Assim, ao obedecerem fielmente a Deus, os israelitas também puderam ver a demonstração do grande poder de seu Senhor. Sigamos o exemplo deles, com fé e coragem! – Aline Coscioni Schach

Obedecer a Deus em tudo nos leva a entender e enxergar as maravilhas que ele realiza!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!