share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Tiago 1.19-20

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira (Pv 15.1).

Há um ditado que diz: “As palavras ferem, mas o tom fere mais que as palavras”. Não tenho dúvida de que isso é verdade. Se tivermos sabedoria, podemos nos comunicar com graça e falar tudo o que é necessário ser dito sem machucar ninguém. Entretanto, quando essa sabedoria falta, o que dizemos poderá causar mais dores do que alegrias, mais problemas do que soluções. Por isso, o autor de Provérbios afirma, no versículo destacado, que “a resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva” (NTLH).

Portanto, a pessoa sábia pensa antes de abrir a boca, optando por usar delicadeza, falar com parcimônia, ser econômica no que diz e escolher muito bem o tom de voz que acompanhará suas palavras. Muitas vezes, um pequeno problema se torna uma grave discussão apenas porque a maneira de falar é agressiva. Assim, nossa comunicação pode se tornar cáustica, ferina.

Por isso, Tiago recomenda, na leitura bíblica de hoje, o princípio de estar sempre disposto para ouvir, mas demorar para falar e ficar com raiva. Vamos escolher palavras que tragam alegria, produzam ânimo, despertem esperança. Todo cuidado é pouco, porque estamos permanentemente nos relacionando com muitas pessoas, seja em casa, no trabalho, nas ruas, no trânsito; e, muitas vezes, o que infelizmente predomina é o linguajar agressivo, duro.

Há algo ainda pior a considerar: com frequência, as pessoas mais próximas a nós acabam sendo alvo das nossas palavras mais duras. É preciso cuidar bem daqueles que estão sempre conosco. Vamos falar com amor. Vamos falar com paciência e construir relações harmoniosas, que proporcionem alegria, tanto para nós como para aqueles que nos cercam. As melhores palavras são as que funcionam como bálsamo, bênção, fonte de alegria. – Agnaldo Duarte Faria

“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura” (Pv 12.18).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!