share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 50.15-21

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a palavra [de Deus] (Sl 119.9)

O lótus é uma espécie de lírio aquático muito lindo cujas raízes ficam em meio ao lodo de lagos e lagoas. Porém, mesmo nascendo da lama, a flor jamais se suja, pois tem a capacidade de manter-se seca e limpa. Esse exemplo leva a refletir sobre a condição humana, pois vivemos em meio a diversas influências que podem nos contaminar. Muitos estudiosos tentam desvendar os mistérios do comportamento humano, para compreender se ele se forma devido a condições inatas ou adquiridas (produzidas pelo meio em que a pessoa vive). Muitas divergências surgem nesse sentido e ainda não há uma resposta definitiva. Porém, creio que somos influenciáveis e moldáveis pelo ambiente, pois a imitação é uma característica marcante e necessária em nosso desenvolvimento: em geral, é assim que aprendemos. Por isso, não é difícil absorver costumes de outros sem que percebamos. Comportamentos que considerávamos inconvenientes passam a ser vistos com naturalidade e até mesmo a fazer parte de nosso cotidiano. Em nome de algumas metas, podemos até abrir mão dos mais nobres princípios, esquecendo-nos de que nossos objetivos são relativos, mas nossos princípios devem ser absolutos. Assim, perdemos nossos valores e nossa identidade, sob o risco de não mais nos encontrarmos.

Observando a fascinante história de José (vale a pena ler desde o início, em Gn 37), percebemos que mesmo tendo passado por condições adversas por quase toda a vida, ele jamais se permitiu ceder à corrupção. Não deixou que o ódio, a inveja, a tentação, a calúnia, a injustiça, o desprezo e todos os males e sofrimentos diluíssem seus princípios; antes, conseguiu mantê-los intactos. Ainda que tivesse a possibilidade de vingar-se das perversidades que sofreu, não havia nele esse desejo, pois conservou-se puro. Siga seu exemplo de integridade e, se você basear na Bíblia seu comportamento, agradará a Deus! – Leonice Fonseca Souto de Souza

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente (Rm 12.2a)


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.