share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Apocalipse 1.4-6

Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8, ARA).

Certa vez, assisti a um filme cujo enredo se passava em uma mina. Os personagens principais eram dois operários. Um deles era cristão e o outro, ateu. O segundo tentava prejudicar o colega e ridicularizá-lo diante dos demais, mas o cristão suportava tudo sem revidar e falava-lhe do amor de Deus. Certo dia, no entanto, houve um tremor na mina. O cristão viu que uma rocha se soltava do teto e cairia sobre a cabeça do ateu, que não percebia o perigo. Num impulso, empurrou o colega para fora do alcance da pedra, que caiu sobre o cristão, matando-o. Estarrecido, o ateu desatou a chorar convulsivamente, dando-se conta de quão miserável era pelo mal que fizera ao colega, que mesmo assim deu a sua vida para salvá-lo da morte. No final do filme, o ateu rende-se a Jesus, que, por amor, morreu por ele na cruz, para dar-lhe a vida eterna.

É provável que o apóstolo João tenha escrito o livro de Apocalipse durante a perseguição do imperador Domiciano aos cristãos, no final do primeiro século. Entre as palavras iniciais do livro, estão estas, relacionadas a Jesus Cristo: “Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue” (v. 5b). Essa é uma verdade que pode nos consolar quando somos provados, sabendo que ele nos ama e demonstrou este amor ao morrer na cruz em nosso lugar, para nos livrar da condenação eterna.

Mas Jesus fez mais ainda por nós: “… nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai” (v. 6a). Ele fez de nós povo de Deus, com todos os benefícios desta nova condição, com livre acesso a ele. Podemos ser odiados e perseguidos pelos homens, mas Cristo ama a mim e a você, que cremos nele, até o fim. Ele tem poder e torna real este amor no dia a dia. – Sérgio Vilmar Markus

O amor de Cristo não é mera retórica, pois ele deu prova disso na cruz.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!