share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Deuteronômio 21.10-14

Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coerdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações (1Pe 3.7).

Há tempos se luta pelos direitos das mulheres, mas ainda ocorre todo tipo de abuso e de desrespeito a elas. É só pensar no sofrimento de muitas em locais sem recursos nem oportunidade de expressão; daquelas que fazem parte de movimentos migratórios e são separadas de seus filhos ou as que são raptadas por terroristas. O texto de hoje refere-se a prisioneiras de guerra, que na Antiguidade não tinham muitos direitos. Era comum que os soldados se apossassem delas e depois as repudiassem. Porém, por meio da lei dada por Moisés, Deus ordenou aos israelitas que agissem diferente.

A prisioneira teria um mês para se adaptar e se recuperar emocionalmente da ruptura com seu passado, sua família e seu povo. Este período também poderia servir como um teste ao homem, confirmando se ele se enamorou apenas da beleza ou também da personalidade e do caráter dela. Quem sabe neste tempo ela não se apaixonava por ele? Seguindo as regras estabelecidas por Deus é que se daria o casamento, cercando-o das honras que ele merece. Se, por acaso, o lado afetivo não se realizasse, o marido deveria dar-lhe liberdade, pois agora ela era esposa e não escrava. Deus protegia aquelas estrangeiras! Vemos, também, o poder transformador do amor: mesmo num ambiente de guerra há lugar para a compaixão e a piedade. O amor ajuda a superar qualquer diferença e persiste tanto na prosperidade como na adversidade. A Bíblia incentiva os maridos a tratarem bem suas esposas; se não for assim, a vida espiritual de ambos será prejudicada (veja o versículo em destaque).

A vontade divina é que os relacionamentos humanos sejam pautados pelo amor e respeito mútuos, sem abusos ou exploração. Pensando nisso, quão belos são o casamento e a amizade mantidos pela obediência à Palavra de Deus! – Manoel de Jesus The

Quem vive com Deus deve buscar relacionamentos saudáveis com os outros e com ele!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!