share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 1.1-6

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Sl 111.10a).

No mundo atual, é comum pensar que ter informação equivale a ter cultura ou ser inteligente. De todo lado, querem nos convencer de que tudo gira em torno do ser humano (humanismo) e que cada um determina seu próprio destino (existencialismo).

Jean Paul Sartre, um filósofo francês do séc. XX, defendia que toda pessoa é livre para ser aquilo que ela escolhe ser. Levado ao extremo, esse conceito inculcou na cabeça de alguns que cada um pode escolher a identidade sexual que desejar.

A leitura de hoje abre o livro dos Provérbios. Depois de dizer que toda sabedoria real se fundamenta na total reverência a Deus (o versículo em destaque repete o texto de Pv 1.7), o livro continua aplicando esse conceito às várias áreas da vida humana: relacionamentos, justiça, trabalho, ética…

O desrespeito a esse princípio gera guerras, insegurança e corrupção – não apenas no plano global, mas também na vida diária, com problemas de relacionamento entre pais e filhos, empregados e patrões, jovens e idosos, homens e mulheres.

Assim, a proposta educacional recomendada pela Bíblica é começar pelo temor do Senhor. Dele nasce verdadeira sabedoria, que independe da quantidade de informações acumuladas. José é um bom exemplo de alguém que deixou esse princípio básico influenciar toda a sua vida.

Confrontado com a oportunidade de trair seu patrão com a esposa deste, sua resposta foi: “Como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus?” (Gn 39.9, ntlh). A vida dele não se tornou mais fácil com isso, mas só assim ele pôde se tornar útil para salvar toda a sua família da fome.

O modo de vida pós-moderno dificulta a prática dos conselhos de Provérbios. Somente pelo temor a Deus e pela fé nele experimentaremos os benefícios advindos de sua prática. – Manoel de Jesus The

De que forma você vai aplicar hoje o princípio fundamental da sabedoria, o temor do Senhor?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.