share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Êxodo 2.1-10

Fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2Co 4.18).

Em nossas vidas acontecem muitas coisas que não gostamos. Ninguém tem controle sobre as circunstâncias, e isso pode nos tornar amargurados. Moisés é um exemplo de alguém que tinha motivos para isso. Por ser adotado pela filha do faraó, ele poderia ter se sentido rejeitado por sua família biológica e nutrir mágoas, não se vendo como pertencente a nenhum dos dois povos. Ou poderia negar por completo sua origem hebreia, incorporando totalmente a cultura e sua posição na corte egípcia, permitindo que isso lhe subisse à cabeça e produzisse uma postura arrogante. Você conhece a história? Quando Moisés cresce, ele visita o local onde trabalhavam seus “irmãos hebreus” (v.11) e até mesmo mata um egípcio por estar espancando um hebreu (v.12), o que fez com que o faraó quisesse matá-lo (v.15).

Apesar de Moisés não ter controle das circunstâncias, Deus sempre teve (e sempre terá). Mesmo caçado pelo faraó, ele não morreu. Embora fosse adotado pela princesa, foi criado pela mãe. E, ainda que tenha sido entregue à corte, não abandonou suas origens. Deus tinha um propósito para a vida dele: libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Porém, dificilmente esse propósito se cumpriria se Moisés tivesse se deixado moldar pelas circunstâncias, tornando-se ressentido ou arrogante.

Assim como Deus tinha um propósito para a vida de Moisés, ele tem um propósito para cada um de nós. Talvez não seja algo tão grandioso como libertar uma nação, mas não deixa de ser importante para as pessoas beneficiadas por sua missão. E do mesmo modo que Deus sempre esteve no controle do que acontecia a Moisés, ele também está no controle do que acontece em sua vida. É preciso confiar no cuidado dele. Não precisamos ficar à mercê do que nos acontece, mas podemos cumprir o que Deus estabeleceu para nós apesar das circunstâncias. – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Não olhe para as circunstâncias, mas somente para o amor e soberania de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.