share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Eclesiastes 11.5-8

[Deus] pôs no coração do homem o anseio pela eternidade… (Ec 3.11b).

A mortalidade humana, por mais real que seja, frequentemente parece muito distante do nosso cotidiano. Dificilmente contamos com a possibilidade de morrer nos próximos dias, horas, minutos ou até segundos. No entanto, essa verdade vale para todos nós. Talvez tenhamos consciência da morte se estivermos doentes, mas de resto ela costuma ser inesperada.

Quando confrontadas com a morte, as pessoas reagem de formas variadas. Algumas procuram aproveitar cada dia intensamente, fazendo disso sua maior ambição. Outras adotam uma postura de negação, pensando que isso nunca acontecerá com elas, e vão deixando tudo para depois: perdoar, resolver pendências, tomar decisões… Assim, vão acumulando irresoluções durante a vida e, quando partem, deixam apenas problemas para os que ficam. Já quem acha que tudo acaba com a morte talvez não perceba, mas leva uma vida sem cor, na qual nada vale muito a pena. Deus oferece uma alternativa: se, em vez de se concentrar na sua própria vida mortal e finita, você entender que Jesus aceitou compartilhar a morte física do ser humano (ao morrer na cruz), então ele lhe dará uma vida eterna depois que você partir daqui. Dessa forma, até o presente aqui no mundo ganha um novo propósito: passar essa boa notícia adiante para que mais e mais pessoas também entendam isso.

Jesus viveu apenas trinta e três anos. Seus três anos de atua­ção pública impactaram e continuam a influenciar a humanidade até hoje, pois ele tinha consciência da brevidade de seu tempo aqui na terra e aproveitou cada momento para cumprir sua missão. Ele é o nosso modelo e alvo a ser seguido. Assim, estar pronto para morrer é investir no que vem depois: não um vazio escuro e sem perspectiva, mas a eternidade na presença do Senhor, viabilizada pelo sacrifício de Jesus. – Adelma Pereira da Silva

Preparar-se para morrer não é colecionar realizações humanas, mas ter fé no Deus eterno.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.