share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Tessalonicenses 2.1-8

Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo (Mc 13.33).

O que você faria se estivesse esperando para encontrar um amigo muito querido, mas a pessoa que vai buscar você não lhe disse exatamente quando chegaria? Provavelmente você deixaria bolsa ou mochila pronta ao lado da porta, iria com frequência à janela, talvez até sairia várias vezes para a calçada… Jesus deu certeza de que voltará, só não informou quando isso acontecerá – aliás, deixou claro que nem ele mesmo sabe, que só o Pai tem essa informação (Mc 13.32-33, 35). Assim, dá para entender por que ele insistiu tanto para que seus seguidores prestassem atenção: sua vinda será inesperada!

Na leitura bíblica, Paulo dá algumas recomendações sobre como se preparar para o encontro com Cristo. Em primeiro lugar, é preciso não se deixar perturbar por barulhos nem boatos (v. 2). Segundo, é necessário tomar cuidado com quem finge ser o que não é (v. 3-4). No caso de Jesus, a Bíblia contém tudo o que precisamos saber sobre seus ensinos, e conhecê-la bem capacita a identificar enganadores. Sabendo disso, o seguidor de Cristo até já espera o surgimento de um impostor, o anticristo, que se colocará no lugar de Deus para ser adorado. Para o cristão, isso só confirma que Jesus ainda não veio, mas que está perto! Por isso, a terceira recomendação é recordar constantemente tudo o que já se aprendeu (v. 5), pois esse estudo ajuda a reconhecer todos os sinais da volta do Senhor. Por fim, é preciso aprender, com a ajuda do Espírito Santo, a interpretar o que acontece à nossa volta à luz da Palavra de Deus. Os tessalonicenses já tinham entendido o que ou quem estava impedindo a manifestação pública do anticristo (v. 6). Certamente o Espírito Santo também nos dará condições de entender isso quando a hora chegar.

Você está preparado para a volta do Senhor Jesus? Ela será um momento de alegria para quem caminha com ele desde já. Vigie, pois pode ser a qualquer momento! – Itamir Neves de Souza

É certeza que Cristo vem para buscar seus seguidores. Você é um deles?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!