share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Janeiro de 2021

Leitura Bíblica: Jeremias 29.11-14

Com amor eterno te amei; por isso, com fidelidade te atraí (Jr 31.3b).

Há muitas e maravilhosas promessas na Bíblia, mas nem todas foram ditas para nós. Algumas são específicas a determinadas pessoas (em 2Sm 7.16, Deus prometeu a Davi que seus descendentes permaneceriam no poder). Outras são aplicáveis ainda hoje (Jo 3.18, 6.47-54), algumas especialmente aos filhos de Deus (Mt 28.20b). A promessa feita aos hebreus por intermédio de Jeremias conforme nosso texto de hoje é dirigida a um grupo que se encontrava no cativeiro. Eles passariam um tempo determinado na Babilônia, mas depois poderiam retornar a Judá. Houve um momento em que o Senhor disse ao seu povo: “A tua fratura é incurável, e a tua ferida, gravíssima” (Jr 30.12), mas esta situação não seria o fim. Mais adiante, ele diz o que está registrado no versículo em destaque e depois promete uma nova aliança (Jr 31.31-34), feita por Jesus.
Mesmo que não tenha sido escrito diretamente para nós, no texto de hoje reconhecemos alguns elementos que retratam o caráter de Deus, que não é diferente para uns e outros. Os pensamentos de Deus ou os seus planos são os mesmos durante toda a existência da humanidade. Ele também deseja nos dar paz, um futuro e uma esperança e ainda se deixa encontrar por aqueles que o buscam com sinceridade. Muitos pensam num Deus severo, que nos castiga porque fomos desobedientes. É verdade que nossa desobediência traz consequências (como o cativeiro para Judá), mas Deus nos ouve quando o buscamos e oferece o seu perdão mediante nosso arrependimento (1Jo 1.9). Porém, o fato de nos ouvir não quer dizer que ele nos dará tudo o que desejamos. Tiago nos alerta: “Pedis e não recebeis, porque pedis de modo errado, só para gastardes em vossos prazeres (Tg 4.3)”. Quando entregamos nossa vida a Cristo, nos submetemos ao que ele determinar, desfrutamos dos melhores planos para nós e nele encontramos a vida verdadeira! – Wilfried Körber/Vanessa Weiler Ribas

As promessas divinas são baseadas em seu amor e demonstram seus bons planos para nós.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!