share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 28.18-22

De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram (Js 21.45).

Há pouco mais de um mês iniciamos um novo ano. É comum nessa época fazermos muitos planos para o período que está diante de nós, além de promessas às pessoas ao nosso redor e também a nós mesmos. Permita-me fazer uma pergunta: você está cumprindo aquilo que se dispôs a fazer? Eu sei que mesmo em pouco tempo já podemos ter falhado em alguma promessa, se de fato a fizemos. Isso nos revela que: 1) precisamos ter cuidado ao prometer algo, pois, como diz um ditado, “promessa é dívida”, e nem sempre temos condições de cumprir o que dissemos. 2) Somos incapazes de ser fiéis em todas as promessas, o que evidencia nosso pecado (aquilo que desagrada a Deus).

O texto indicado para a leitura fala de um voto que Jacó fez a Deus. Se você conhece um pouco da história deste personagem bíblico, sabe o quanto ele foi falho. Mas quero chamar a atenção para algo muito mais importante. Se nós temos uma grande dificuldade em cumprir promessas, podemos nos agarrar a alguém que em nenhum momento falhou quando prometeu algo. Sugiro que você também leia os versículos anteriores ao texto de hoje: eles contam que Deus apareceu a Jacó em sonho e lhe fez algumas promessas. Todas elas se cumpriram. O versículo em destaque é uma confirmação de como os próprios descendentes de Jacó testemunharam a fidelidade de Deus em realizar tudo o que ele dissera.

Jacó não foi perfeito, mas decidiu caminhar com Deus e assim pôde experimentar no seu dia a dia o cumprimento das promessas divinas. Pensando nisso, gostaria de lhe fazer um convite: se você percebe que já falhou nesses primeiros dias do ano, confesse sua limitação a Deus. Ele é fiel e certamente ajudará você a superá-la. Por fim, não esqueça: a maior prova da fidelidade de Deus foi enviar seu Filho para que morresse em nosso lugar e assim pudéssemos viver com ele todos os dias! – Marcos Passig

Nem sempre cumprimos nossas promessas, mas podemos confiar naquele que nunca deixou de cumprir as suas.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.