share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 3.1-14

Aqueles que guiam este povo o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se induzir ao erro (Is 9.16).

Lucas descreve o trabalho de João Batista como precursor de Jesus Cristo: preparar as pessoas para a chegada do Filho de Deus. Ao perceber que mostravam sinais de arrependimento dos seus pecados, ele orientava da seguinte forma aqueles que vinham a ele para que fossem batizados: quando perguntavam “O que devemos fazer?”, respondia que repartissem roupas e alimentos com quem não tinha. Ou seja, que cultivassem o amor, e não o egoísmo. Quando os cobradores de impostos e soldados fizeram essa mesma pergunta, ele exortou-os a não demonstrar ganância nem abusar de seu poder e autoridade.

João não exige que aqueles profissionais abandonem as suas profissões, mas quer que eles sejam íntegros e honestos em suas atividades diárias. É como se ele os reinserisse no seu ambiente de trabalho, agora renovados e dignos de confiança. Tal mudança deveria ser imediata, pois diante da iminência da vinda de Jesus Cristo não havia tempo para deixar decisões importantes para o futuro. A consequência natural da nova postura dos cobradores de impostos, soldados e demais profissionais orientaria adequadamente as multidões, para que estas não se deixassem induzir ao erro (note o contraste com o versículo em destaque). Para João, não é a cobrança de impostos que torna alguém pecador, mas a roubalheira. Quanto aos soldados, o fato de permanecer com suas armas não os obrigava nem autorizava a cometer violência. Poderíamos enumerar várias profissões; em todas elas, as pessoas devem procurar trabalhar honestamente, em especial os cristãos. Estes, por meio de seu exemplo, agem para que o caminho de Cristo seja aberto ao povo. O Espírito Santo, ao qual João se refere no v.16, tem o poder de capacitar os profissionais nos quais habita para que exerçam com seriedade suas funções. – Vanderlei Schach

Na sua profissão, oriente corretamente as pessoas por meio de seu bom exemplo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.