share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Provérbios 27.1

Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá (Ec 11.4).

Procrastinar é o famoso “deixar para depois”. O pastor e escritor Rick Warren descreve oito fases da procrastinação, sendo a última igual à primeira, configurando assim um círculo vicioso: “Desta vez começarei mais cedo”; “Preciso começar logo”; “Deveria ter começado mais cedo”; “Ainda há tempo para fazer isso”; “O que há de errado comigo?”; “Não aguento mais”; “Faça acontecer”; “Da próxima vez começarei mais cedo”.

Há alguns dias, enfrentei um problema que devia ter resolvido com Deus antes de dormir, mas preferi me deitar. Acordei de madrugada, sufocado com refluxo. Pensei que iria morrer! Puxava o ar, mas ele não vinha. Comecei a suar e batia no peito para desengasgar. Por fim, quando consegui respirar de novo, ocorreu-me uma ideia fantasiosa, mas que me deixou pensativo: e se eu tivesse ido dormir em casa e acordasse no Céu? Talvez, ao dar de cara com Deus, ficaria com vontade de dizer: “Senhor, não resolvi aquilo… Tem como voltar?”. Ninguém vai poder retornar, por isso é tão importante refletir sobre a atitude de deixar para depois. Só temos o agora – o amanhã pertence a Deus, e não podemos pressupor que o receberemos dele. Em Tiago 4, o escritor bíblico adverte os destinatários de sua carta contra o orgulho de achar que sabe como será o futuro. No fundo, é isso que nos leva a procrastinar: a certeza de que haverá um “amanhã” ou um “mais tarde”. Nas palavras de Tiago, porém, “todo orgulho semelhante a esse é mau” (Tg 4.16, NAA). E é por isso que é tão estranho pensar em Jesus adiando sua obra: porque procrastinar é orgulho, e Jesus nunca cometeu pecado algum.

Quando se sentir tentado a não realizar logo alguma tarefa que é de sua responsabilidade, lembre-se: cabe-nos, com a ajuda do Senhor, administrar bem o tempo que ele nos deu, fazendo o que ele espera de nós. – Gabriel de Araújo Almeida

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Sl 90.12).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!