share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Dezembro de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 24.14

Somos cooperadores de Deus (1Co 3.9a).

Mateus reserva dois capítulos no final do evangelho (24 e 25) para apresentar as declarações de Jesus a respeito do fim dos tempos. Além de parábolas, exortações à vigilância e indicações de alguns sinais, este chamado “sermão escatológico” está repleto de recomendações do Senhor aos seus seguidores. Tudo isso foi gerado por duas perguntas feitas pelos discípulos: “Dize-nos, quando acontecerão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?” (Mt 24.3b).

Como Jesus está respondendo simultaneamente a duas questões (sobre sua vinda e sobre a destruição de Jerusalém, onde não ficaria pedra sobre pedra, cf. v. 2), às vezes ficamos confusos sobre a que cada um dos diferentes sinais se refere. Mesmo assim, parece não haver dúvida de que o v. 14 trata da volta de Jesus no fim dos tempos.

Aparentemente, Jesus está garantindo aqui que seu evangelho seria pregado em todas as nações antes do fim de tudo. Isso não significa que necessariamente todas as pessoas serão evangelizadas e muito menos que todas aceitarão essa mensagem, mas que ela estará disponível e acessível em todas as nações.

Já ouvi pessoas extraindo deste texto o conceito de que Deus, de alguma maneira, depende do nosso trabalho de pregação para que então possa consumar seu plano de estabelecer um novo Reino. Entretanto, em Apocalipse 14.6 lemos que, no fim dos tempos, um anjo com um evangelho eterno na mão sairá para anunciá-lo aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo. Ou seja, Deus não “depende” de nós para completar a proclamação, como se nós pudéssemos retardar a volta de Jesus.

Então, se Deus não depende de nós (e ele, de fato, não depende), é um privilégio imensurável poder participar da pregação da sua palavra para todas as nações. Aceitar-nos como seus cooperadores para falar do seu Reino é também uma manifestação da graça e da misericórdia de Deus sobre nós. – Claiton André Kunz

Com quem você usará hoje o seu privilégio de proclamar o que Jesus fez?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!