share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Ageu 1.1-12

Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas [as] coisas [necessárias] lhes serão acrescentadas (Mt 6.33).

Depois de décadas exilado na Babilônia, o povo de Deus pôde retornar à sua terra, com a missão de reconstruir tudo, pois Jerusalém, a capital, fora destruída pelos dominadores. Mas agora alegria tomou conta, e logo começaram a trabalhar: colocaram os alicerces do templo. Um povo entusiasmado é capaz de grandes obras! Mas o êxito provocou as nações vizinhas, que passaram a amedrontá-los e ameaçá-los. O entusiasmo se foi e a construção parou. As casas particulares continuaram a ser reconstruídas, mas o templo ficou de lado. Cerca de 18 anos passaram depois da volta do exílio, e ele estava estagnado. Nem tanto pelas ameaças dos outros, mas pela realidade do próprio povo. Diante desse cenário, Deus fala mediante o profeta Ageu: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” (v.4).

Deus estaria preocupado com a construção de um templo? Não! Mas, nesse momento, a realidade externa representava outra, interna, que voltava a acontecer. O fato de o templo ficar de lado mostrava que o Senhor não era mais prioridade na vida das pessoas. A experiência do exílio havia sido esquecida: já tinham suas propriedades de volta, não precisavam mais de Deus. Muitos até o acusavam de não lhes dar boas colheitas, por isso não tinham os recursos para reconstruir o templo. Porém, o que fica claro é que isso acontecia por terem deixado Deus de lado (v.9). Diante do apelo do profeta Ageu, imediatamente o povo foi despertado e colocou “a mão na massa”: o templo foi, finalmente, reconstruído.

Os cristãos de hoje também, diante das circunstâncias, podem ser tentados a deixar de andar e viver com o Senhor. Isso acontece de maneira sorrateira, às vezes até com motivos aparentemente justificáveis. Por isso, precisamos estar atentos a quem e o que é prioridade em nossa vida! – Alison Diogo Heinz

Que Jesus Cristo seja nossa prioridade hoje, amanhã e sempre!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.