share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 12.22-31

Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas (Lc 12.31).

A leitura bíblica de hoje faz parte do Sermão do Monte, também registrado em Mateus (5 a 7). Um de seus ensinos centrais é que não se deve andar ansioso por causa das questões práticas da vida: essas preocupações não nos acrescentam nada.

Recebemos tanto a vida como o corpo sem contribuir para isso. É Deus quem os cria e conserva. Aquele que dá o maior (corpo e vida) não seria capaz de cuidar também do menor (vestes e comida)? Por mais que se preocupe, ninguém consegue prolongar sua vida nem por uma hora (v. 25). Na verdade, tentar assumir esse controle é colocar-se no lugar de Deus, e isso é blasfêmia – algo que o mundo pagão faz (v. 30).

Jesus então cita o exemplo dos pássaros e dos lírios e mostra o que o ser humano pode fazer. Um pássaro não sabe semear, mas usa as habilidades que Deus lhe deu para buscar o alimento. Um lírio não consegue se vestir, mas absorve as gotas de chuva e de orvalho que caem sobre suas pétalas e abre-se para o sol para não morrer. A lição é interessante: pássaros e lírios não se “inquietam” com o que vai além do que é próprio da sua natureza. Então, por que muitas vezes nós queremos fazer o que não é da nossa natureza, mas pertence à natureza de Deus?

Portanto, não tente fazer o que somente o Senhor pode realizar. Existe apenas uma única preocupação justificada: buscar o reino de Deus (v. 31), e esta vale qualquer sacrifício. Mas o que isso significa e como se faz isso? Servindo a Deus como Senhor de sua vida, preferindo os tesouros eternos no céu (os benefícios espirituais que Deus concede e que nunca desaparecem) e não viver em função das preocupações materiais da vida. O texto não diz que não podemos ter sonhos, desejos ou planos. Apenas demonstra que estes não devem determinar a nossa vida e muito menos prevalecer sobre a nossa busca por Deus. – Claiton André Kunz

A pessoa que vive para o reino de Deus verá que o Deus do Reino supre o que ela precisa para viver.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!