share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 12.22-31

Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações (Mt 6.34a).

No Sermão do Monte, Jesus falou à multidão que ali estava sobre bem-aventuranças, leis, esmolas, oração e também outros assuntos que nos inquietam no dia a dia, inclusive as preocupações com a sobrevivência e em como suprir as nossas necessidades prioritárias e secundárias.

Em Mateus 6.19-24, lemos seu alerta sobre o perigo de acumular tesouros terrenos, que podem ser roubados ou simplesmente desvalorizados, pois quando nos fixamos em obter riquezas, desviamos o foco de nossa adoração, deixando de amar o Senhor acima de tudo.

Além disso, poderemos desagradá-lo enquanto gastamos todo nosso tempo com o que é efêmero. Se amamos os meios mais do que a Deus, nos tornamos idólatras!

Mesmo que não passemos por grandes dificuldades em nossas vidas, nós sofremos, pois o mundo é regido pelo ter e não pelo ser. Criamos necessidades como, por exemplo, possuir uma casa e roupas melhores, porque achamos que isto é progredir.

Então, acumulamos mais e mais, e logo transferimos nosso foco para algo novo que surgiu. O efeito das propagandas nos leva a comprar além do que nós precisamos para viver e assim podemos passar a ter dívidas – o que gera ainda mais preocupações.

Em seu ensino e por meio de seu exemplo, Cristo mostrou o que Deus quer de nós. Ao abordar as preocupações com a vida, mandou-nos observar os corvos, que não trabalham nem guardam, contudo não lhes falta nada. Ele mostrou também que a própria natureza recebe o que necessita pela provisão divina.

Tudo depende do Senhor: não temos nem mesmo a capacidade de prolongar nossa existência! Não precisamos ficar ansiosos pelo dia de amanhã porque ele é o Deus provedor (Jeová-Jiré, como disse Abraão; Gn 22.14). O que Deus espera é que não gastemos tempo em busca de um futuro farto, mas que o busquemos em primeiro lugar. Aquilo que necessitarmos, ele nos dará. – José Donato Cavalheiro

O foco na riqueza cria ansiedade; a busca constante por Deus traz a paz.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.