share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Lamentações 2.10-14

Numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos (Mt 24.11).

Em 1978, o mundo ouviu, chocado, a notícia da morte de mais de 900 pessoas na Guiana, filiadas à seita “Templo do Povo”, liderada por Jim Jones, cujas pregações sobre construir um paraíso na terra, de igualdade racial e social, atraíram a muitos. Mas também havia denúncias contra ele. Um deputado americano que fora investigá-lo, três repórteres e um desertor da seita foram mortos por seguranças da seita ao entrar no avião para voltar aos Estados Unidos. Temendo represálias, Jim Jones induziu seus adeptos ao suicídio em massa, por envenenamento. Em vez do paraíso, o povo iludido encontrou a escravidão e a morte.

Outra tragédia, maior ainda, aconteceu no século 6 a.C. O livro de Lamentações descreve o sofrimento do povo de Judá, após muitas mortes, destruição do país e deportações à Babilônia. Os falsos profetas foram responsabilizados pela desgraça: “As visões dos seus profetas eram falsas e inúteis; eles não expuseram o seu pecado para evitar o seu cativeiro…” (v. 14). Em nome de Deus, pregavam uma mensagem enganosa, apenas de paz e prosperidade no futuro: “Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar” (Jr 14.13b). Isto encorajava os habitantes de Judá a continuar em sua rebeldia contra Deus. Apenas uns poucos profetas fiéis ao Senhor, como Jeremias, avisavam da necessidade de arrependimento para escapar do juízo predito por Deus.

Hoje também muitos pregadores falam apenas de paz e prosperidade. Não dizem que é preciso arrepender-se dos pecados (do que desagrada a Deus) nem avisam sobre o dia do Juízo Final. São temas impopulares, mas que fazem parte da mensagem completa de Deus. Por isso, não se deixe enganar por uma mensagem que é sempre bonita e agradável – muito provavelmente, é falsa e poderá ser trágica para você. – Sérgio Vilmar Markus

Só a mensagem completa da Bíblia é capaz de mostrar o caminho da reconciliação com Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!