share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Janeiro de 2020

LEITURA BÍBLICA: Mateus 23.23-28

Você, que julga os outros, é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas (Rm 2.1).

Vivemos num mundo em que a maioria das pessoas é bem-informada sobre os direitos de diversas classes de indivíduos e até dos animais. Muitos pensam que é responsabilidade do governo prover a satisfação destas necessidades, mas individualmente não se julgam agentes participantes disso. Como chegamos a este ponto, com tantos direitos sendo reivindicados?

Em Romanos 1.18-2.4, Paulo nos dá a resposta. Ele expõe como está a humanidade (corrupta e pervertida, pois não reconhece a Deus como Senhor) e explica que não basta conhecer a Bíblia: é preciso aplicá-la na vida diária. Naquela época, os judeus condenavam os gentios e consideravam-se justos por observar ritos e cerimoniais religiosos. Agiam como os fariseus e mestres da lei que ensinavam o que não praticavam. No texto de hoje, Jesus chama-os de hipócritas: “Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo” (v.24).

Ao ler a Bíblia ou ouvir uma mensagem baseada nela, corre-se o risco de aplicá-la às outras pessoas, esquecendo que o ensino vale para nós também. É preciso lembrar a cada instante que somos capazes de desobedecer a Deus até mesmo naquilo que já sabemos que o desagrada. Isso deveria levar cada cristão ao arrependimento sincero por si mesmo e pelo mal que pode ter causado aos que o cercam. A Palavra de Deus nos alerta sobre o perigo de julgar os outros sem reconhecer que todos nós dependemos da misericórdia divina. Quem sou eu para condenar alguém que erra? Daqui a alguns minutos posso fazer o mesmo! Além disso, o próprio julgamento já desagrada ao Senhor. Jesus, em vez de julgar, sofreu em si mesmo o castigo pelos pecados dos outros. Ele era íntegro em todos os aspectos, pois conhecia, ensinava e praticava a Palavra, tornando-se o exemplo máximo para todos os que desejam segui-lo. – Manoel de Jesus The

Quem julga os outros demonstra que não aplica a Palavra de Deus em sua vida.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!