share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Deuteronômio 4.5-10

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mt 5.16).

Vivemos uma época profundamente marcada pela informação, tanto que muitos estudiosos dos fenômenos sociais consideram a pós-modernidade, essencialmente, como a “era das informações”. Hoje em dia, os meios de comunicação de massa, as escolas, os inúmeros cursos, etc. nos informam, quase que instantaneamente, sobre o que acontece em nossa cidade, em nosso país, no exterior, no cosmos (universo estelar) e no microcosmos (p.ex. na microbiologia). Consequentemente, sentimo-nos pressionados pelo mercado competitivo, seduzidos por ideologias as mais diversas, apreensivos por causa da economia em crise e da política governamental caótica. E aí permanece a pergunta: como a mente humana pode processar tantas informações num espaço de tempo tão reduzido? Será que já não estamos saturados, ao ponto de desistir de memorizar até o que seria bom e útil?

Certo é que o texto da leitura bíblica de hoje traz um grande desafio para cristãos da pós-modernidade. O Senhor deixou a sua santa vontade registrada nas sagradas escrituras (Bíblia). Quem a segue, herdará as boas promessas ali contidas. Mas, no meio de tanta informação, é preciso tomar cuidado para não equiparar a vontade de Deus a mais uma das muitas informações com que somos bombardeados diariamente. A Palavra é fundamento para a vida. Suas histórias e seus princípios precisam ser memorizados, para ser contados aos filhos e aos netos (v.9). É preciso esforçar-se para reunir a família ao povo de Deus, para, no ouvir da Palavra, aprender o temor e a reverência a Deus (v.10). Quem age assim não será arrastado pelo “dilúvio” de informações como os demais, mas poderá ser parte de uma geração que se distingue pela sabedoria e inteligência (v.6). – Ingelid Gundt

Sabedoria não é ter muitas informações, mas lembrar-se das essenciais – principalmente a palavra de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.