share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Ester 4.1-17

Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? (Et 4.14c)

O que tinha deixado Mardoqueu tão abalado, como relata o começo da leitura bíblica de hoje? Muita gente já ouviu falar da judia Ester e do drama que viveu na corte do rei persa Xerxes (ou Assuero). Naquela época, os judeus ainda viviam em exílio forçado, fora de Canaã. Ester tinha chegado ao posto de rainha do império persa em substituição a Vasti, deposta por não atender a uma ordem do rei.

O tio de Ester, Mardoqueu, tinha se indisposto com Hamã, o mais alto oficial do rei. Furioso, esse homem armou um complô para se vingar: alegando preocupação com a soberania do rei, levou-o a assinar um decreto irrevogável que definia um dia para que todos os judeus do reino fossem exterminados. Foi a promulgação desse decreto que causou tanta dor a Mardoqueu. Inicialmente, Ester pensou que, mesmo sendo rainha, não podia fazer nada. A iniciativa mais óbvia seria interceder diante do rei, mas havia um problema: quem ia falar com ele sem ser convidado corria o risco de ser morto. Mas então Mardoqueu ofereceu a Ester um outro ponto de vista para a sua situação (veja o versículo em destaque). Ela, encorajada, arriscou-se a pedir por seu povo e, ao contar com a benevolência do rei, acabou sendo essencial para que Hamã fosse delatado e devidamente castigado, além de impedir que os judeus fossem mortos em massa.

Embora o livro de Ester não cite o nome de Deus, a leitura revela que, mesmo por trás dos bastidores, o Senhor estava trabalhando em favor de seu povo. A própria escolha de Ester como rainha deixa claro que Deus já tinha um propósito para vida dela. E você, já descobriu qual é o propósito de Deus para sua vida? Mesmo que se sinta pequeno diante da tarefa, não perca a coragem: quem faz o trabalho é o Senhor, e você e eu temos o privilégio de sermos instrumentos na sua mão. – Mário Miki

Quem sabe não foi para servir ao Senhor que você chegou à posição em que está agora?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!