share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

10 de maio de 2018

Leitura Bíblica: Atos 1.8

Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humi-lhados por causa do Nome (At 5.41).

Poder. Palavra simples, mas que agita a vida das pessoas. Boa parte delas quer poder, faz de tudo para obtê-lo. Conseguindo, porém, não se sacia, e passa a querer mais. Por quê? Porque qualquer poder humano é limitado, passageiro, ilusório.

Deus promete poder às pessoas. Não um poder qualquer. Pouco antes de Jesus subir aos céus entre as nuvens, ele prometeu aos seus seguidores um poder muito especial, o do Espírito Santo. Mas ele não seria um fim em si mesmo. Também não o prometeu aos cristãos para que se defendessem ou vingassem de seus perseguidores. A finalidade do poder é: “serão minhas testemunhas”.

O que é ser testemunha? Os dicionários afirmam ser alguém que assistiu a um acontecimento. Mas o termo grego original vai além: é martyr, de onde temos “mártir” em nossa língua, alguém que se envolve em uma causa, sofre e está disposto a morrer por ela. Ou seja, o poder que Deus concede a seus filhos é de sofrer por amor a Jesus Cristo. Não que “queiram” sofrer, mas quem vive o Evangelho vai enfrentar dificuldades, porque isso está na contramão do mundo (cf. At 9.16). A boa nova da salvação envolve de tal maneira a vida de quem crê, que este passa a ter por honra e privilégio o sofrer por amor a Jesus (versículo em destaque).

Pode surgir a tentação de demonstrar o poder de Deus em certas situações. Fazer uma “oração forte” para curar alguém, convencer alguém a mudar seu procedimento, etc. E, se o pedido não for atendido, o cristão é considerado fraco. Mas o Senhor diz “apenas”: vocês receberão poder… e serão minhas testemunhas. Nem ao menos é uma ordem, só uma constatação.

Não é preciso mostrar força, e nem se envergonhar da fraqueza. Afinal, é na fraqueza que o poder de Deus melhor se mostra (1Co 12.9-10). Testemunhemos, então, o que o Senhor Jesus Cristo faz em nós. Isso é poderoso! Isso é real! – ADH

Testemunhe às pessoas o que Deus fez em sua vida!