share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Números 17.1-11

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles (Hb 13.17a).

O desejo por mais e mais poder, além da riqueza e fama que ele traz, é muito comum: tantos querem se sobressair, dominar, ser admirados como alguém que “chegou lá”. Não importa se para isso tenham de passar por cima de valores, ideais e até de pessoas. A liderança de Moisés e Arão havia sido questionada – primeiramente por um grupo de líderes, depois pela comunidade inteira (Nm 16). Os rebeldes queriam mais poder. Muitos destes eram levitas, ou seja, já possuíam uma posição especial em relação ao restante do povo. Servir a Deus já devia ser honra suficiente, mas eles não concordavam que Moisés e Arão estivessem à frente – se todos eram santos, então por que tinham de seguir aqueles dois?

Mas por que um dos rebeldes guiaria o povo? Quem escolhia a liderança, afinal? Moisés lembrou muito bem: era o Senhor! Era contra ele e seus “métodos” que eles se rebelaram. Não aceitavam ficar em segundo plano, queriam mais poder! Era preciso uma demonstração pública de que Moisés e Arão eram aqueles que Deus escolhera. O Senhor esclareceu essa dúvida ao eliminar os rebeldes e fazer florescer a vara com o nome de Arão. Infelizmente, aquela revolta teve um fim trágico para aqueles que queriam ser mais do que já eram.

E nós, somos submissos às autoridades – de qualquer instância – que Deus estabeleceu, ou interiormente gostaríamos de estar no lugar delas? Se a busca por poder, fama e prestígio for um objetivo em nossas vidas, o grande perigo é chegar ao ponto de questionar o próprio Deus sobre suas escolhas, julgando-se mais apto, capaz e merecedor de posições elevadas do que aqueles que nos lideram. Esquecemos que Deus designa pessoas para servi-lo, e não para mandar nos outros, e que a liderança é uma grande responsabilidade, pois suas consequências são eternas! Então, oremos mais pelas autoridades sobre nós e sirvamos a Deus com humildade, em qualquer posição que ele nos der! – Vanessa Weiler Ribas

Submeter-se às autoridades é uma prova de amor e obediência a Deus (cf. 1Pe 2.13).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.