share on:
Img_IconeBaixar_680px

9 de Janeiro de 2021

Leitura Bíblica: Isaías 57.15

[O SENHOR] conhece a nossa estrutura; lembra- se de que somos pó (Sl 103.14).

Quando criou o homem, Deus usou pó da terra: material muito comum, nada nobre e extremamente instável. Mas, em seguida, soprou o seu fôlego no barro e encheu o homem de vida. Que este fosse de pó (ou barro) não era problema. Foi exatamente nessa fragilidade e fraqueza que Deus soprou vida, graça e poder. Hoje, quando passamos por alguma aflição ou estamos enfermos, e nossa pequenez fica mais evidente, isso, na verdade, é um grande bem, embora inicialmente não pareça assim. O mundo exalta os fortes e obstinados que confiam somente em si mesmos. Deus, no entanto, atenta para o humilde e contrito, que reconhece a sua própria e absoluta limitação e a grandeza infinita do Criador de tudo que há.
Todavia, desde que o homem preferiu seguir seus próprios caminhos, há um orgulho arraigado na natureza humana que tem poder para destruir tudo, dolorosamente. Essa arrogância é como lixo misturado ao pó de que somos feitos, disseminando toda sorte de contaminação e morte. Toda vez que nos envaidecemos, isto é, quando alimentamos a ilusão de que somos maiores e melhores que os outros, quando nos vemos em um patamar superior em que “fazemos e acontecemos” com a força do nosso braço, esse é o caminho certo para a queda.
Reconhecer que somos pó faz parte da solução para isso. Quando sinceramente confessamos nossa pequenez e clamamos a Deus para que nos peneire, remova o lixo, molde sua vida em nós, ele nos atende. Sim, Deus sabe que somos pó, perdidos, pecadores, e ainda assim nos ama e nos quer de volta para si. Essa é a obra de restauração que o Pai planejou desde antes da fundação do mundo, realizada pela entrega voluntária de seu único Filho na cruz, e revelada e produzida em nós pela ação do seu Santo Espírito. É isso que se chama “evangelho”: a boa nova de Deus aos homens. – Heloísa Oliveira Machado

Só Deus transforma pó em algo útil, bonito e duradouro, que demonstre o poder de seu Criador.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!