share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Josué 6.15-20, 27

Assim o SENHOR esteve com Josué, cuja fama espalhou-se por toda a região (Js 6.27).

Quem nunca planejou algo na vida? Josué tinha aprendido com Moisés e recebeu a missão de liderar Israel após a morte deste. Nessa posição, foi responsável por coordenar grandes planos. O episódio da leitura bíblica conta como ele dirigiu os israelitas na conquista da cidade de Jericó.

Se você ler o capítulo 6 inteiro, ficará pasmo – aquele plano parecia mais um ritual do que uma estratégia de guerra. Mas Josué seguiu à risca as ordens de Deus. Ninguém conseguiria destruir Jericó, que estava totalmente fechada, com os acessos bloqueados (6.1). Mas Josué confiava na promessa de Deus: “Entreguei nas tuas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra” (v.2b). Talvez você ache que foi uma batalha fácil, mas na verdade foi uma grande prova de confiança, pois o plano de guerra traçado pelo Senhor foi muito estranho: deviam rodear a cidade em silêncio durante seis dias, sempre com os sacerdotes andando à frente da arca e tocando trombetas de chifres de carneiros; no sétimo dia, o exército daria sete voltas na cidade; só então o povo poderia gritar (Js 6.3-14). Isso foi uma lição de humildade; talvez o povo de Jericó tenha rido de Josué e de seu exército, que “apenas” marchavam. Mas Deus é criativo, e seus planos não são como imaginamos, mas sempre melhores!

Se o Senhor lhe deu um projeto, vá em frente e obedeça às suas ordens! A dependência de Josué nessa batalha fica de exemplo para nós, pois muitas vezes nos achamos fortes e acabamos esquecendo que é preciso confiar e depender do Senhor. O povo todo entendeu que a conquista foi um presente de Deus, recebido não por armas ou lutas, mas pela obediência e fé. Essa batalha aumentou a confiança de todos e preparou-os para lutas futuras. Para Josué, o resultado da obediência foi contar sempre com a presença do Senhor; sua fama foi consequência disso (v.27). – Marivete Kunz

Ter fé é obedecer a Deus, mesmo quando a ordem parece estranha!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!