share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Mateus 26.57-75

O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1Jo 2.17).

Existem duas maneiras de seguir algo ou alguém: de longe ou de perto. Seguir de longe é desconfiar, ter medo, insegurança, querer ver o que vai acontecer para depois tomar uma posição, uma decisão ou conclusão. Acompanhamos na leitura bíblica de hoje o comportamento de Pedro, um dos discípulos (alunos) de Jesus: quando seu Mestre foi preso, ele o acompanhou de longe. Quis preservar sua vida, e por isso negou conhecê-lo. No final, arrependeu-se amargamente.

Nos dias atuais, muitas pessoas seguem Jesus assim, à distância: admiram-no, concordam que ele foi um grande líder, alguém sábio e exemplar. Infelizmente, isto não basta. Ficar nisso é manter o Senhor longe, evitando que ele realmente influencie nossa vida e não assumindo um compromisso com ele. Por outro lado, seguir alguém de perto significa assumir um compromisso, ter confiança em tal pessoa e aceitar suas palavras e ensinos. Em uma relação assim, queremos estar sempre próximos, independentemente das circunstâncias. Seguir Jesus de perto é permitir que ele entre em sua vida e a mude por completo.

Você passa a buscar sua companhia todos os dias por meio da oração, da leitura bíblica e da reflexão em sua palavra. Você deseja tornar-se cada vez mais parecido com ele, e isso influencia todo o seu dia a dia. Por fim, você não consegue deixar de falar dele aos outros, levando-os a conhecê-lo e segui-lo de perto também. O relacionamento íntimo e diário com Jesus afasta a pessoa do mal e aproxima-a de Deus, levando-a a fazer sua vontade com alegria.

Seguir Jesus de longe pode lhe trazer menos problemas com o mundo à sua volta, mas no fim certamente trará choro amargo, como aconteceu com Pedro. Segui-lo de perto talvez pareça mais difícil, mas o resultado é infinitamente melhor. Qual é a sua escolha? – Luciana Gallinari

Manter-se longe de Jesus agora significa ficar longe dele também na eternidade. Você quer mesmo se arriscar?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.